é assim que me despeço das aulas...
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Zygmunt Bauman - Vida Líquida - Lao Tse
é assim que me despeço das aulas...
Mídia e Poder - Considerações finais
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Vida Líquida
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
O poder midiático
" O primeiro poder é o poder econômico e financeiro. E o segundo é o poder midiático. Porque o sistema midiático, da maneira como o defino, é o aparato ideológico da globalização. É o sistema que, em certa medida, constitui o modo de inscrever, no disco rígido de nosso cérebro, o programa para que aceitemos a globalização. Esse sistema ideológico, esse aparato ideológico global, é o aparato midiático em seu conjunto. Quer dizer, o que a imprensa diz a televisão repete, a rádio repete, e não apenas nos noticiários, mas também nas ficções, na apresenteação de um tipo de modelo de vida que se deve apresentar."
Agora pergunto que tipo de vida temos vivido?
Em tempos de velocidade e fluidez, quero dizer, em tempos de modernidade líquida concordo com Zygmunt Bauman quando nos fala sobre "Vida Líquida"
continua...
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Consumo e Liberdade - Quando se é livre?
sábado, 1 de novembro de 2008
SER E TER
Hoje a questão não é mais “ser ou não ser” a questão é SER ou TER, e ao que tudo indica muitos tem preferido “TER”. O universo, conspira para isso, quero dizer, que os espaços públicos, este universo midiático, estão cada vez mais nos sugando para o mundo do TER do consumo propriamente dito. Novidade??? claro que não!
terça-feira, 21 de outubro de 2008
The Corporation
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
continuação... - o meio: a "imagem" o instrumento: o olhar
Visão é um sentido dominante - o espetáculo tem a ver com o olhar, a mídia trabalha de maneira a transformar nossos olhos em "instrumentos / máquinas de visão" somos cercados de imagens a todo tempo, qualquer coisa se transforma em representação e na maioria das vezes passamos a cotidianizá-las. Sem querer esses elementos tornam-se parte do nosso dia-a-dia, o excesso é demasiado que muitas vezes nem sequer nos damos conta do que estamos "ingerindo". Raramente nos damos conta de quão indigesto alguns elementos se tornam. A inserção destas imagens acarreta em uma série de mudanças comportamentais, isto é, elas estão impregnadas na malha cultural e nas interações sociais contemporâneas, e por esta razão dá-se o consumo. Na verdade consumimos o que elas nos causam, as sensações, o poder, o estilo-de-vida. As pessoas não querem ter personalidade, mas sim estilo. Este estilo é trazido até nós por meio dos nossos "instrumentos de percepção" das coisas, hoje você é o que você veste, você é os lugares que frequenta... A mídia nos passa a idéia de bons consumidores, embora sejamos influenciados inconscientemente, ela cria desejos e nos dá mecanismos para satisfação dos mesmos. Nos seduz com ilusões feitas para nos distrair e manipular nossa aprovação das coisas.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
o "meio" - a imagem
Todo pensamento é imagético e se dá através de signos. O signo tenta estar no lugar do objeto (apenas tenta estar) pois se estivesse seria o próprio objeto; ele é a mediação entre o objeto e o pensamento. Dentro da semiose (linha Peirciana) podemos dizer que um FENÔMENO é a maneira como o mundo nos é apresentado, é o mundo das aparências - é tudo aquilo que vem à nossa percepção.
Onde se que chegar com esse papo?
Enquanto você leu as linhas acima, com certeza milhares de imagens (signos) vieram à sua mente relacionadas ou não ao que está escrito, por exemplo, a palavra FENÔMENO talvez seu pensar tenha remetido isso a RONALDO se não, talvez esteja remetendo agora.
Quando falamos de cultura da visualidade falamos em consumo de imagens. O que faz a mídia para que esse mecanismo de consumo funcione?
(continua...)
Clap Your Hands Say Heah - Is This Love?
http://www.youtube.com/watch?v=ttMY3j_1WLk
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
MÍDIA POTENS
Este blog tem como principal propósito a troca de conhecimento entre todos aqueles interessados em entender um pouco mais sobre o universo midiático que tanto pode encantar mas que se visto um pouco mais de perto aterroriza. Questão de ponto de vista? talvez.
Falaremos aqui de Mídia e Poder.
Qual nosso poder sobre ela e qual o dela sobre nós? quando nos influência e quando somos influenciados?
Dá pra sermos heróis de nós mesmos?
================================
Termino este post com parte da canção "Meu Ego" de Erasmo Carlos e Roberto Carlos ...
Mas não polua minha cultura
Não venha dividir comigo sua auto-censura
Me desencontre, não me prostitua
Se não seremos mais uma carcaça em desgraça por aí
================================
Falando em mídia se você quiser ouvir esta música:
Veja o vídeo do "Fantástico" de 1977 com Nara e Erasmo
http://www.youtube.com/watch?v=OZOoFAv94Bk
Será que a mídia faz com que sejamos carcaças em desgraça por aí?
================================
Meu nome é Camila aluna de pós-graduação do curso de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
Bem vindos!