terminamos o post anterior com a seguinte questão: O que faz a mídia para que esse mecanismo de consumo funcione?
Visão é um sentido dominante - o espetáculo tem a ver com o olhar, a mídia trabalha de maneira a transformar nossos olhos em "instrumentos / máquinas de visão" somos cercados de imagens a todo tempo, qualquer coisa se transforma em representação e na maioria das vezes passamos a cotidianizá-las. Sem querer esses elementos tornam-se parte do nosso dia-a-dia, o excesso é demasiado que muitas vezes nem sequer nos damos conta do que estamos "ingerindo". Raramente nos damos conta de quão indigesto alguns elementos se tornam. A inserção destas imagens acarreta em uma série de mudanças comportamentais, isto é, elas estão impregnadas na malha cultural e nas interações sociais contemporâneas, e por esta razão dá-se o consumo. Na verdade consumimos o que elas nos causam, as sensações, o poder, o estilo-de-vida. As pessoas não querem ter personalidade, mas sim estilo. Este estilo é trazido até nós por meio dos nossos "instrumentos de percepção" das coisas, hoje você é o que você veste, você é os lugares que frequenta... A mídia nos passa a idéia de bons consumidores, embora sejamos influenciados inconscientemente, ela cria desejos e nos dá mecanismos para satisfação dos mesmos. Nos seduz com ilusões feitas para nos distrair e manipular nossa aprovação das coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário